o Harry Potter é um chato.

olha, eu nem queria dizer isso, parece até dor de cotovelo, só porque a J.K. Rowling está multibilionária e eu não. Mas lendo esse sétimo livro, agora, do alto e rasante dos meus 20 anos, reparei que a dona Joanne é uma picareta que sabe desenvolver tramas muito bem, mas que escreve mal.

direi isso em mais detalhes quando concluir esse último livro da sortuda inglesa, provavelmente no meu Pargarávio, mas por ora vamos filosofar sobre como, afinal, é difícil escrever bem, mas é ainda mais difícil criar um personagem carismático e identificável.

pois vamos ao título desse post, o Harry Potter é um chato. Com o desenrolar da trama, eu pego cada vez mais antipatia por ele. Afinal, apesar de ser famosíssimo e o protagonista de uma série divertida (da qual sou fã desde, sei lá, uns 13 anos), ele como personagem é insosso e chato pra caramba. Eu reparei que a personalidade dele é nula. Enquanto a Hermione é a menina inteligente e o Rony é o bruto com coração, o Harry Potter foi inteiramente baseado na importância histórica dele no Mundo Bruxo e nos episódios trágicos de sua vida e sua personalidade mesmo foi esquecida. Ponto, acabou.

a única coisa que sei dizer a respeito é que ele é uma menininha de 12 anos irritadinha. As falas dele não têm vida, não expressam qualquer outra coisa. E isso é esquisitíssimo, já que são 7 livros e todos narrados a partir da visão dele. Era pra conhecermos o moço e vivermos sofregamente tudo com ele, mas o máximo que passamos junto com o garoto é sentirmos dores cada vez mais intensas nas cicatrizes e nas entranhas. E, pior, apesar de toda confusão mental até compreensível, seus momentos de raiva são tão constantes e repetitivos que parece que a intenção é justamente que antipatizemos com o chato da cicatriz.

eu sinto esse problema muito forte na hora de escrever: desenvolver personagens é sinônimo de pânico constante. Fora a Rebeca, de quem eu já falei, que é uma versão já pronta de mim, quando preciso criar personalidades críveis pra novos personagens tenho vontade de largar tudo e sair correndo.

e nem é só isso: dá pra fazer aquelas fichas mágicas que os especialistas indicam, com traços, gostos e preferências dos personagens de seu livro, isso facilita sim… mas experimente transmiti-las para os seus diálogos sem parecer forçação de barra. É trabalho de doido.

depois de muitas tentativas frustradas e personagens-Harry Potter cujas falas não tinham personalidade alguma, podendo sair deles ou de coadjuvantes quaisquer, me decidi por um novo método: baseio meus filhotes em pessoas que conheço, ou tipos de pessoas que conheço, e, no caso de protagonistas, com quem eu tenha características em comum.

ainda assim, é estranho, meu protagonista ainda está falando umas coisas aparentemente tão sem rosto que já estou ficando preocupada.

se ele sentir a cabeça latejar, aí aviso, porque vai ser caso de polícia.

Anúncios

6 thoughts on “o Harry Potter é um chato.

  1. Eu tenho a teoria (uma dentre muitas) de que o personagem principal deve ter pouca personalidade. Uma personalidade definida demais, forte demais, impede que o público, heterogêneo, se projete para dentro da história. Resumindo, é fácil se projetar em uma tela em branco.

  2. faz sentido o q o felipe falou, mas nao no caso do potter, pq ele eh previsivel…. e personagem previsivel eh ruim de se projetar….

    enfim, dona ni, vc tem algum personagem baseado em mim??

  3. Antes que fique com medo do meu comment-de-fa-enlouquecida, Fran, vou logo avisando que nao vim defender o sr. Haroldo. Ele nao eh (raios de computador) meu personagem favoritao, tambem, nao. Na verdade, em Harry Potter e a Ordem da Fenix, eu tenho uma vontade enlouquecida de jogar o livro pela janela mais proxima, porque da odio. Harry eh uma menininha de 10 anos naquele livro, e digo mais!, uma pre-adolescente nervosinha que pinta as unhas de fucsia so pra dizer que sabe que cor eh fucsia. Doi, mas eh verdade.

    Mas ainda ansim… eu gosto dele. Por alguns motivos spoiler, mas por outros tambem. Realmente, o cara era um nadatadinhodele antes de conhecer o mundo bruxo e UAUUUU virou celebridade (e foi pra rehab em A Ordem da Fenix pra tratar a agressividade em aulinhas particulares com o doce Snape, note) da noite pro dia. De repente, comecaram a esperar litros de coisas dele, e ele nem sabe se esta a altura. A Hermione eh mais esperta, o Rony eh mais apaixonado (e ruivo, isso eh importante frisar) e tem exatamente a vida que ele, Harry, sempre quis ter. E ele… eh ele, nunca deixou de ser aquele menininho meio acuado pelos tios carrascos. Meio que um nada, mas com grandes poderes nas maos e uma responsabilidade imensa. Todos os titulos que ele recebe acabam deixando o meninote realmente apagado. Ele nao precisa de mto esforco pra ser lembrado, principalmente porque, ahn, ele meio que… narra o livro.

    Com certeza ha personagens melhores, tipo o Dumblie ou o proprio Snape. Que, por sinal, aqui entre nos, eh realmente o melhor de todos, mesmo que… hum… depois a gente conversa. =)

    Bejao!

  4. Confesso que eu só li 4 páginas do primeiro livro do Harry Potter, quando, em uma tentativa rasa de enturmar seu filho aos coleguinhas de colégio, minha mãe alugou o livro na biblioteca e me trouxe para ler.
    Assim, não o conheço muito bem. Só de vista mesmo. Mas acho ele meio chato sim, viu…não me parece muito simpático. E digo mais: me parece meio nerd.

  5. Bom…numa boa?! Harry Potter expressa coisas de maneiras que vc jamais conseguira.Rowlling criou um mundo todo , e mostra as atitudes de Harry especificando cada emoção sua.
    Ela mostra uma história de todos os ângulos e ainda escreve outra a cima dela! Já li vários livros , e não me sentiria mau em compara-la com Shakespeare , não por sua filosia , mas por sua imaginação!
    Boa sorte com sua mente…vai precisar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: