o tal do conceito.

até uns anos atrás eu não entendia o que era conceito e tinha um preconceito enorme com ele. Era um tal de artistas dando conceito pra sua coleção, era um tal de ter que dar conceitos pras campanhas logo nos primeiros trabalhos da faculdade.
Hoje eu o entendo e o valorizo pra caramba. O conceito é um bom sujeito.

Um conceito de verdade não é uma coisa complexa. É uma idéia simples, mas tão simples que é genial e faz as idéias fluirem de forma muito fácil. Com um conceito bom e claro o suficiente as idéias vão derivando dele naturalmente. É lindo ver isso. A partir dele você consegue fazer centenas de coisas, que geralmente ficam tão bacanas que não cansam e todo mundo espera até mais.

O lado negro do conceito eu vejo bastante acontecer também. É quando a gente primeiro tem as idéias e depois tenta arranjar um conceito pra amarrá-las. Ou, pior, o que acontece muito em publicidade: você tem um conceito genial mas não simples o suficiente pra dar cria. É um conceito estéril, mas você, imerso nele, começa a viajar e criar coisas mirabolantes, que, pra quem não está por dentro do conceito, ficam absolutamente nonsense e na melhor das hipóteses, forçadas.

Vai, um exemplo. Você cria um conceito do tipo “Faça seu filho sorrir”. E começa a pirar em cima disso, imaginando símbolos de crianças associados a sorriso. E aparece com um conjunto de obra cheio de balões de festa com dentes, sorrindo.

Bizarro? Mas pro cara que criou, que bitolou no conceito, está fenomenal e moderrrno. Acho que é por isso que criação é feita em conjunto. E ainda assim, os criativos viajam muito em conjunto também.

Um exemplo de conceito simples e genial e que pode continuar seguindo eternamente que não se esgota? Clica aqui. Idéia simplérrima e muito engraçada.

Tem umas piadas bem para os geeks de raiz mesmo, mas a maioria é inteligível para os leigos. Como essa:

george!

Day of the Tentacle é bom demais.

Anúncios

2 thoughts on “o tal do conceito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: